O 5 piores alimentos

A gordura trans deixa alguns alimentos com alto teor em calorias e são tão prejudiciais ao organismo.

REVISTA VICEJAR – QUALIDADE DE VIDA


Mesmo sabendo que podem fazer mal, ainda assim as pessoas gostam tanto de alimentos que elevam os níveis de colesterol, pressão arterial e deixa aquela barriguinha indesejável, simplesmente porque são uma delícia!

Quando a Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa dos Estados Unidos, decidiu que iria diminuir a quantidade de gorduras trans em alguns alimentos e reduzir a zero a quantidade em outros, muita gente se perguntou se o gosto das comidas não iria mudar.

O tradicional sabor da batata frita de uma Rede multinacional e também o da pipoca com manteiga, por exemplo, tiveram alteração, pois foi suprimida uma das gorduras que realçava o gosto, não por acaso, é também uma das mais nocivas à saúde.

Em novembro de 2013, a revista Time publicou uma reportagem mencionando as sete comidas que, com a exclusão da gordura trans, deixaram de ter o sabor que até então apresentavam.

A gordura trans deixa alguns alimentos com alto teor em calorias e são tão prejudiciais ao organismo. Atualmente, sabe-se o quanto ela faz mal, mas a ausência dela não significa dizer que tudo o que agora comemos é bom para a saúde.

É preciso ficar atento à quantidade de outras gorduras também ruins, além do excesso de sódio e açúcar, entre outros detalhes que podem acarretar inúmeros prejuízos à saúde com o passar dos anos.

No entanto, a boa notícia, é que podemos reduzir esse consumo ou até mesmo eliminar os piores alimentos de vez da nossa alimentação, sem deixar de apreciar alternativas saudáveis, que nada perdem com relação ao sabor.

Para melhorar a qualidade de vida deixando de comer algumas desses alimentos, é importante observar as guloseimas que deveriam ser riscadas do seu cardápio, acompanhadas de seus substitutos mais saudáveis.

Alimentos que você deveria evitar:

1. Sorvete:
Muita gordura hidrogenada, açúcar, conservantes, emulsificantes e corantes. Substitua-os por outros que não sejam tão recheados de gorduras e açúcares, como os sorvetes veganos, que não levam leite, e os diet, que não possuem açúcar.
Outra opção interessante é a gelatina sem sabor. Embora ela não tenha gosto, você pode usar uma variedade de suco natural de frutas, ou picar em pedaços junto da mesma gelatina, acrescentando um pouco de creme de leite light.

2. Refrigerantes:
Existem inúmeros estudos que mostram a relação direta entre as chamadas bebidas açucaradas, como o refrigerante, e o aumento do número de pessoas obesas em todo o mundo.
Essas bebidas gaseificadas e doces contém muitos ácidos e açúcares, ou grande quantidade de adoçante artificial. Se não for possível deixar de consumir algum tipo de refrigerante, procure ao menos reduzir, consumindo somente uma vez por semana, por exemplo. Ainda assim, o ideal seria a substituição gradativa por sucos naturais.

3. Biscoito recheado:
Assim como o sorvete, os biscoitos ou bolachas também são repletos de gordura hidrogenada, açúcar, conservantes, emulsificantes e corantes, apesar de não serem tão prejudiciais.
Felizmente existe uma grande variedade de substitutos mais saudáveis e ao mesmo tempo saborosos. Exemplo disso é o cookie integral, com aveia, mel ou cacau. Mas se quiser continuar comento biscoitos doces, prefira optar por aqueles sem recheio.

4. Embutidos:
Outro tipo de produto largamente consumido e que é extremamente prejudicial são os embutidos, tais como linguiça, salsicha, mortadela e salame, que possuem altíssimos teores de sódio, conservantes e gorduras. Como opções mais saudáveis, prefira consumir peito de peru, presunto magro ou frango desfiado e bifes sem gordura.

5. Salgadinhos:
Os quase irresistíveis salgadinhos merecem tanta atenção como os demais, pois têm quantidade excessiva de sal, além de muitos conservantes e gorduras ruins. A sugestão é trocar por castanhas sem sal, soja, torrada e, ainda, por chips de batatas (ou batata-doce) assadas.

Além dos dados apresentados, devidamente embasados em dados científicos, outros alimentos com ingredientes semelhantes também são vistos como vilões da saúde, todos eles apresentando sabores igualmente tentadores.

Para finalizar, vale lembrar uma célebre frase de Hipócrates, filósofo grego, considerado o “pai da medicina”, no Ocidente: “que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.


 REVISTA VICEJAR 
FONTE: ativosaude.com
_______________________________________________________________

Comentários