Escute o silêncio

“A vida moderna mostra que devemos sempre estar na companhia de alguém. Mas a melhor companhia sempre será a nossa. E a família, os amigos?" 

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica ) 

.Text written in Portuguese - Select a language in TRANSLATE >.


_____Você já ficou em silêncio absoluto? Já fechou todas as janelas da casa, desligou a TV e todos os eletrônicos, calou-se? Conseguiu "escutar" o silêncio?

_____O silêncio não é perturbador, ele é demonstrador. É assim que nos conectamos com nós mesmos, com nossa essência. A vida moderna mostra que devemos sempre estar na companhia de alguém. Mas a melhor companhia sempre será a nossa. E a família, os amigos? É o nosso suporte, a nossa estrutura, sempre estarão presentes, mas sem serem prioridades.

_____Você pode dizer "ah, mas isso é solidão!". Isso chama-se SOLITUDE.

_____Solidão e solitude possuem significados distintos. A solidão é o sentimento de se sentir sozinho, aquele vazio; já a solitude é o sentimento de estar só e conseguir aproveitar da própria companhia, não se sentindo sozinho de fato, mas sentir-se em paz.

_____Quando conseguimos atingir esse ponto, é porque começamos a nos amar e encontramos equilíbrio.

_____Outra maneira de "escutar" o silêncio e se conectar consigo mesmo, é a natureza. Aí você vai dizer "ah, mas a natureza nunca está totalmente em silêncio". E eu responderei, a natureza apenas está sendo! E você, está sendo você mesmo? Experimente.


 TEXTO: Valéria Rezende 

Valéria Rezende é carioca, doceira e poeta. Casada e mãe de um casal de filhos, a autora da Zona Norte do Rio de Janeiro lançou, em 2019, a antologia poética NEM TUDO O QUE VOA É PÁSSARO. E continua sua jornada literária em O CAMINHANTE NA POESIA DO TEMPO, lançado esse ano, onde reúne contos e poesias.
_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                  

Comentários