Olhos de Ressaca

"Machado em suas histórias, descreve a vida de fato como ela é: os homens e suas ambições e pessimismos em relação à vida."  

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica ) 

.Text written in Portuguese - Select a language in TRANSLATE >.

 

_____Debrucei-me sobre a escrivaninha, diante dos meus olhos, uma folha em branco e uma caneta de tintura preta. Preciso escrever uma crônica sobre Machado de Assis. Veja bem, leitor, o que escrevi ainda pouco: “Uma crônica sobre Machado de Assis...”

_____Ora, quem sou eu para escrever sobre a obra do mestre? Apenas um verme que agora rói as páginas frias de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). A história do defunto – autor que narra suas reminiscências, repassando os entraves existencialistas humanos, foi o livro que inaugurou a tendência da Escola Literária Realista da nossa Literatura.

_____O Bruxo do Cosme Velho ainda enfeitiça leitores e a dita crítica literária. Recentemente, Memórias Póstumas de Brás Cubas teve sua tradução em língua inglesa esgotada, nos Estados Unidos. Emblemático, Machado construiu personagens capazes de desnudar a alma humana, revelar a hipocrisia da sociedade de seu tempo, a relação de exploração entre os homens, na busca de seus próprios interesses.

_____Com olhos de ressaca, o leitor machadiano oscila como as ondas do mar, na ambiguidade do triângulo amoroso mais notável das nossas letras: Bentinho, Capitu e Escobar. Então, leitor, Capitu traiu Bentinho ou seria ele um ciumento extremista? Capitu e seus olhos oblíquos de cigana, ascende a mulher machadiana como um ser sedutor, misterioso, envolvente. Entre Capitu, Marcela, Virgília e outras personagens do universo feminino, a narrativa machadiana rompe com os padrões da típica donzela romântica.

_____Machado em suas histórias, descreve a vida de fato como ela é: os homens e suas ambições e pessimismos em relação à vida. O que podemos dizer da célebre passagem? “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.” (Memórias Póstumas de Brás Cubas).

_____Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis resenhou a sociedade carioca e suas mazelas. Contista, cronista e romancista, Machado foi mestre nas análises psicológicas das suas personagens e retratou como ninguém as angústias que nos permeiam.

_____Negro de família simples, menino do morro, Machado é ícone imortal. Suas obras são clássicos que atravessam o tempo, com enredos instigantes, prestigiados na Literatura Universal. Sarcástico, escárnio, filosófico, introspectivo. O autor carioca estapeou a sociedade e seus fingimentos com luvas de pelica.

_____Ao meu leitor-verme dedico esta singela crônica sobre Machado de Assis...


 TEXTO: Mayanna Velame 
INSTAGRAM: @portugues_amoroso 
Mayanna Velame é escritora, poeta e professora nascida em Manaus. É autora dos livros: "Português Amoroso" (2020) e "Cactos e Tubarões" (2023). Foi finalista do Prêmio Selo Off Flip (2022), na categoria conto e vencedora do 6º FLIM (2023), promovido pela Academia Volta-redondense de Letras com o conto: "Professor Jeremias Bartolo". 
_______________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade. 

                                     

Comentários