Drummond e o sentimento do mundo

“Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado, eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto o pântano sem acordes.”

REVISTA VICEJAR - LITERATURA ( Poesia )


Sentimento do Mundo
(Carlos Drummond de Andrade)

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microcopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais noite que a noite.

--------------------------------------------------------

Esse poema revela uma maneira de Drummond enxergar o mundo, sentindo-se impotente e sem esperanças com relação ao futuro. Utiliza antíteses, onde o amar e o sofrer se contradizem durante o texto.

Remete também às suas origens e, ao mencionar que o “o céu estará morto e saqueado”, está referindo-se à morte do passado, daquilo que ele via com sendo o seu paraíso, como ele diz, “morto meu desejo”.

Deixa subentendido as necessidades do ser humano em oposição à dureza da realidade. Apesar de ter o sentimento nas mãos, mostra certo descontentamento com relação a um futuro predeterminado, uma espécie de inconformismo por não ter o controle do destino e o lamento pela proximidade da velhice.

Trata-se de um poema que muitos classificam como pessimista. Outros, no entanto, consideram ser mais precisamente uma particular visão saudosista do autor, dentro de uma realidade que ele vê de forma nitidamente melancólica, além de salpicado com doses de ironia.

_______________________________________________________________


Comentários

  1. Ah, abençoada inspiração,
    nesta viagem o coração
    do poeta, revela o que vê e sente, uma viagem quase consciente,
    afinal, tanto a mente do poeta, como a minha tem asas próprias e vai na direção que o vento da visão conduz...🤗💙🙏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário