Você não pode controlar a vida! Sem liberdade, ninguém sobrevive!

“E por mais que não acreditemos, as coisas da vida nos escapam, como a areia seca que tentamos reter nas mãos de punhos fechados.”

REVISTA VICEJAR – ARTIGOS E OPINIÕES:


Engana-se quem pensa que pode controlar tudo. Acredito que a sociedade está doente e a grande verdade é que não temos para onde correr, muitas vezes.

Tenho visto por aí, pessoas vasculharem a vida dos demais, adentrando redes sociais alheias, olhando mensagens no celular do próximo e investigando a carteira daqueles que dizem amar incondicionalmente. Quem ama verdadeiramente, mantém a privacidade do outro intocada, como nos disse um dia, o amado e venerado Osho.

Essas pessoas sufocam as outras por seus excessos de imposições, que muitas vezes não fazem o menor sentido para quem analisa os fatos do lado de fora. Haverá as que se sentirão magoadas, quando ignoradas, e, por vezes, tenderão a manipular as demais, criando um jogo de dependência emocional, acorrentando aquele que será a sua vítima.

Se você está passando por alguma situação parecida, convém colocar um basta nessa situação, impondo-se e não permitindo que ninguém o aprisione. Esses indivíduos, os algozes, experimentam sofrimentos imensos, quando, por obra do acaso, terminam por perder a pessoa que não aceita mais ser manipulada.

São pessoas que têm a personalidade dominadora. Será preciso que você tenha uma boa conversa, explicando que se sente sufocado, cada vez que tal personalidade termina por agir dessa forma. Ela saberá que as suas atitudes são negativas e poderá pensar a respeito e compreender, na melhor das hipóteses, que precisa mudar.

É preciso que você defenda a sua individualidade pacificamente, sem agredir o interlocutor. Será preciso parar de se sujeitar a esse autoritarismo, demonstrando que não aceita ser ludibriado.

Cuide do seu amor-próprio, não caindo em jogos depreciativos, como, por exemplo, quando tais indivíduos nos dizem que estão juntos de nós, apenas porque não conseguiram encontrar algo melhor em suas vidas. Ame-se, valorize-se!

Se a pessoa, depois de uma conversa sincera, perseverar nesse comportamento destrutivo, lhe aconselho a repensar se vale a pena realmente mantê-la por perto. Um relacionamento saudável deve ser baseado no companheirismo, na confiança e principalmente no respeito às diferenças.

Se, porém, observar que está diante de uma armadilha, convém refletir se o amor sentido, é de fato um sentimento genuíno. O amor não sobrevive a tudo e não precisa de migalhas. Para manter a chama desse sentimento acesa, será preciso existir respeito entre os pares. Onde não há respeito não há cumplicidade, não há verdade, não há confiança, e não há reciprocidade.

O que estiver ao seu alcance, faça! Transforme, modifique tudo em prol da harmonização dos fatos! Tenha sabedoria quando tiver de lidar com os destemperos do seu cotidiano. A poeira cósmica do tempo, anuncia a finitude dos acontecimentos que prenunciam as verdades contidas na existência.

E por mais que não acreditemos, as coisas da vida nos escapam, como a areia seca que tentamos reter nas mãos de punhos fechados. É fundamental aprendermos a zelar uns pelas almas dos outros, mesmo sabendo que é muito difícil obtermos controle total das coisas que nos permeiam.

Se você fica ansioso pelas coisas que não pode administrar, seria bom que treinasse a sua mente para segurar a água dentro da boca, pelo maior espaço de tempo que conseguisse realizar esse ato!

A vida passará por sua janela e não convém perder o seu precioso tempo com coisas e fatos que não podem mais ser alterados. Pois, depois do leite derramado, não haverá o que poderá ser feito para remediar esses tipos de situações.

As coisas têm um tempo certo para acontecer e não convém intervirmos com o nosso desacerto, impedindo que novidades boas aproximem-se de nós. A nossa ansiedade diária é o que muitas vezes coloca tudo a perder. Bem como, alguns deslizes que alguns de nós costumamos cometer.

E agora que você já sabe o que fazer e como agir, diante de todos esses tipos de situações, recomendo que arregace as mangas e comece a trabalhar! E para você que é o carrasco da história, recomendo que treine o seu autocontrole e equilibre o poder que permeia os seus vínculos, seja em seu local de trabalho ou nas relações mais próximas de si.

Se o poder se sobressai de um lado, os laços de unicidade escapam pelo outro lado dessa mesma bifurcação. Não podemos cruzar os braços, o ofício das realizações novamente nos chama!

Compreenda que o maior e melhor controle que podemos obter, é aquele que nos convida a conhecermos a nós mesmos, antes de tentarmos monitorar os demais. O autocontrole será sempre fundamental.

Olhe para si mesmo e saiba que tudo pode mudar! Basta, para isso, simplesmente recomeçar! Continue caminhando, devagar e sempre você chegará lá!








 TEXTO: Thiana Furtado 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/amantesfecundosdotempo/
_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

Comentários