Setembro Amarelo

“Se doar um pouquinho não faz mal a ninguém. Isso é Humanização!” 

REVISTA VICEJAR – ATUALIDADE E COMPORTAMENTO 


 

_____“Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram, no funeral, cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.” (fonte: Wikipédia)

_____Assim surgia a Campanha de Prevenção ao Suicídio. É a quarta causa de morte mais comum entre os jovens. E 17% dos brasileiros já pensaram alguma vez em se matar. Drogas, depressão, transtornos mentais, páginas em redes sociais incentivadoras, bullying... São tantos os motivos... Sem esquecer o fato importante que, ainda sem dados oficiais, a pandemia de covid-19 pode sim ter gerado um aumento do número de transtornos mentais, principalmente devido à solidão.

_____No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) faz um trabalho esplendoroso na área de prevenção ao suicídio, com a ajuda de cerca de 3 mil voluntários (eu diria que são muitos mais que isso) que se dedicam, atendendo mais de 10 mil ligações diárias de pessoas estranhas que muitas vezes só querem e precisam de um minuto de atenção. Esses voluntários são anjos e suas ações são pura compaixão!

_____Todos nós podemos e devemos contribuir com esses anjos, combatendo o preconceito e a falta de amor. Amor pelo próximo, o conhecido e o desconhecido. Se doar um pouquinho não faz mal a ninguém. Isso é Humanização!


 TEXTO: Valéria Rezende 
Valéria Rezende é carioca, doceira e poeta. Casada e mãe de um casal de filhos, a autora da Zona Norte do Rio de Janeiro lançou, em 2019, a antologia poética NEM TUDO O QUE VOA É PÁSSARO. E continua sua jornada literária em O CAMINHANTE NA POESIA DO TEMPO, lançado esse ano, onde reúne contos e poesias.
_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.
                                                 

Comentários