A carroça vazia

Se olharmos com mais atenção, constataremos que, na verdade, possuem um enorme vazio dentro de si.


REVISTA VICEJAR – TEXTOS E MENSAGENS


_____Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque e eu aceitei prontamente, com muito prazer.  

_____Algum tempo depois, admirando a bela paisagem que nos cercava, nós paramos numa clareira e no meio de todo aquele silêncio, passados alguns minutos, ele me perguntou:

_____– Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?  

_____Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

_____– Estou ouvindo um barulho de carroça.

_____– Isso mesmo - disse meu pai - e é uma carroça vazia!  

_____Perguntei a ele:

_____– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

_____– Ora, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz – respondeu meu pai.  

_____Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa prepotente, falando demais, querendo a todo custo impor seu ponto de vista, tratando o próximo com grosseria inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo e tentando intimidar de alguma maneira, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:  

_____– Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!  

_____Por essa razão, toda vez que me deparo com alguém que julga saber mais do que qualquer outra pessoa e fazendo questão de alardear ser dono da “verdade absoluta”, se olharmos com mais atenção, constataremos que, de fato, esse indivíduo possui um enorme vazio dentro de si e que, certamente, demonstra carência tanto no aspecto intelectual, como no emocional. 

_____Veremos que o ranger melancólico do mover-se da carroça, encontra eco na tristeza que carrega consigo, quase sempre consequência das escolhas equivocadas que fez ao longo da vida.


TEXTO: Adaptação da fábula de Esopo
_______________________________________________________________
  
                                                 

Comentários