O poder dos Sonhos...

"Se me queres conhecer, não me perguntes o que possuo ou conquistei, eu falo-te dos meus sonhos..." 

REVISTA VICEJAR – LITERATURA 



_____Entardecia... 

_____O sol descia sobre o olival. O vento, fazia dançar os espanta espíritos, feitos de conchas e pedaços de sonhos, espalhados pelas oliveiras, criando uma imagem idílica.

_____Belinda esperava-me, de braços abertos neste seu cantinho de paraíso.

_____Correu mundo, procurando o seu Ikigai, e aqui, neste lugar que só a Deus lembra, encontrou-o. E, aos poucos, transformou este local e a casa secular, num refúgio aos sentidos.

_____Acordei cedo, espreitei pelas enormes vidraças de meu quarto, que desprovidas de adornos, abarcavam todo o horizonte que se me depunha.

_____O sol nascia, o céu mantinha-se encoberto, as nuvens planavam baixas, formando um nevoeiro misterioso.

_____Via-a, mover-se qual fada no seu mundo, colhendo o que a natureza lhe oferece e transformando, qual pura alquimia.

_____Desci as escadas, ao fundo uma enorme cameleira de flores rosa me recebia, e dela saía um vibrato único, e a meus ouvidos, maravilhoso. Abelhas, dezenas, a recolher o pólen, sorri...

_____Belinda estava na cozinha, olhando para peças de fruta recém colhidas, descascou maçãs bravas, juntou especiarias e fez o nosso pequeno almoço.

_____Sentei-me nas escadas, vendo o sol ganhar a batalha sobre o nevoeiro, e por momentos...

Fecho os olhos e dissolve-me
Una com o que me rodeia
O vento embala-me o corpo
Livre, rebelde...
O ouço, confidenciar-me outros mundos e vidas
Vive como pária
Sem destino nem casa
Acariciando as flores
Lhes soltando os aromas
Lhes desprendendo as folhas
E me entrego...
Em meus pés sinto crescer raízes
Que me ligam à mãe terra, me limpam, revigoram
E me fazem sentir parte do todo
Meus olhos abertos, ergo agora ao céu
Em imensidão de alma e infinito
E nesta calma, medito...
Quão pequenas somos
Mas imensos
Na grandeza que possuímos... .

._____Ao longe, ouço uma melodia ritmada, que reconheço de “Fátima” e do milagre dos pastorinhos, é o sino da igreja a lembrar as horas, fazendo soar as badaladas que lhes correspondem e que se repetem a cada meia hora. 

_____Samba, o gato, vem fazer-me companhia, roçando-se recetivo nas minhas pernas.

_____Olho ao meu redor, além desta casa, foi reaproveitada ao lado outra, como loja solidária, recolhendo bens em segunda mão que ninguém quer e os reutilizando. Em frente, se estende um passadiço onde Belinda dá suas aulas de yoga, meditações e outras terapias.

_____Destas árvores faz azeite, destas terras, colhe chás, frutas, ervas medicinais...

_____Aceita da terra com o coração e o partilha.

_____Nem sempre assim... Viveu outra vida, urbana. Stress, correrias, cansaço, a levaram a uma introspeção do que realmente queria da vida. E deambulando, aqui se encantou.

_____Observo esta mulher com extrema admiração, uma visionária. Se reconstruir noutro país, sozinha, num pedaço de terra bravio, o olhar com casas decrépitas e ver o seu sonho.

_____Não, não somos apenas o que fazemos, mas o que sonhávamos fazer...

_____Lembro, certo dia, alguém ter-me perguntado num jantar, por cortesia: “Então, o que faz na vida?” e eu, ter respondido a minha atividade profissional.

_____Mas recordo tão bem do que senti, e ter pensado... “não é isso que me define”, foram tantas as circunstâncias da vida que me colocaram nesse caminho, e assim sou vista, assim somos muitas vezes vistos.

_____Mas ao olhar para o percurso de Belinda, que largou tudo o que conhecia e mudou drasticamente sua vida para seguir seu sonho, recordo uma frase que um dia escrevi, que a define a ela, a mim, e a todos nós, e que gostaria de ter respondido.

“Se me queres conhecer, não me perguntes o que possuo ou conquistei, eu falo-te dos meus sonhos...”

( A Belinda Raitt e ao Relaxscape )





 


 

 TEXTO: Ana Acto 

FACEBOOK: http://www.facebook.com/anaacto 

Ana Acto, nasceu a 5 de abril de 1979 em Tomar, Portugal. Abriu em 2018 nas redes sociais uma página de autora com o seu nome onde partilha a sua escrita em poesia, prosa poética e reflexões. Escreve-nos sobre a vida, e sobre o amor em todas as suas vertentes, romantismo, perda, esperança e sensualidade. Participante ativa em saraus e tertúlias poéticas e coautora em mais de vinte obras coletivas. Lançou em 2020 o seu primeiro livro de poesia, intitulado “NUA”. Para além do gosto pelas letras, tem diversas formações em terapias holísticas e alternativas.

_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                 

Comentários