Navegando com palavras e sentimentos

“Hoje já existem mais crianças declamando em outras localidades do estado, inspiradas pelo ‘Projeto Poetas Mirins’.”

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Poesia ) 



_____Muitos já conhecem os “Marinheiros da Esperança”. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade, trata-se de um Projeto que cuida de crianças e jovens internados em Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde de Portugal. 

_____Marinheiros da Esperança – Facebook: 

_____https://www.facebook.com/MarinheirosDaEsperanca 

_____Através do incentivo à manifestação artística, estimulando a criação de desenhos, tendo como tema o “Mar”, culminou com na edição de um livro com esses trabalhos, em comemoração aos 700 anos da Marinha Portuguesa, que apoia o Projeto. Essa nobre iniciativa extrapolou fronteiras e tem conquistado admiradores no Brasil, além de Espanha, Itália e Argentina. 

_____Recentemente, no final de janeiro, o Projeto Marinheiros da Esperança lançou o desafio intitulado “Da minha língua vê-se o mar!”, inspirado nessa citação do escritor português Virgílio Ferreira, que consistia no envio de um vídeo de um estudante lendo um poema de escritores em língua portuguesa, para minimizar os efeitos do isolamento em razão da pandemia. 

_____Vídeos do Desafio “Da minha língua vê-se o Mar!”:

_____https://www.facebook.com/events/130709925543369/?active_tab=discussion 

_____Desse modo, a arte e a sensibilidade embarcaram desde Portugal e navegaram mar afora, sendo que suas ondas alcançaram o território brasileiro, o que motivou também a participação de estudantes deste lado do Atlântico. 

_____Dentre os vídeos publicados, um deles, vindo do Brasil, chamou a atenção por tratar-se de uma apresentação coletiva. Do estado do Rio Grande do Norte, bem da esquina do continente sul-americano, num dos pontos mais próximos da Europa, um grupo formado por 13 integrantes produziu um vídeo contendo declamações de poemas. 

_____Eles fazem parte do “Projeto Poetas Mirins”, idealizado por um grupo de pais voluntários de várias regiões do estado potiguar, no ano de 2018, e teve início com a edição do 1º Encontro de Poetas e Poetisas Mirins, com a participação de 8 poetas e poetisas com idade entre 10 e 12 anos, de várias regiões do estado, sendo este o primeiro modelo não somente no estado, mas de toda a Região Nordeste. O evento contou a ilustre presença do mestre Antônio Francisco. 

_____Esse primeiro evento foi idealizado pela equipe do Beco Cultural Artes nas Ruas da cidade de Carnaúba dos Dantas, em parceria com os pais dos participantes. O “Beco Cultural” foi um espaço criado para levar cultura gratuitamente para a população do município, durante dois anos de atividades. Hoje esse espaço tornou-se “Beco Virtual”, tendo como anfitriã a poetisa Clara Bezerra. 

_____O Projeto é patrocinado com recursos dos próprios pais, que acompanham seus filhos. Em alguns lugares que são convidados, contam um cachê, como ajuda de custo para as despesas com combustível e estadia. 

_____O grupo já participou de programas de TV, rádio e eventos em plataformas digitais. Além de declamar, alguns poetas e poetisas também começaram a escrever textos autorais, lançando seus folhetos de literatura de cordel, estilo poético característico da região. 

_____Em razão da projeção alcançada, a 2ª edição teve uma grande repercussão nos órgãos de comunicação do estado e em várias plataformas digitais. O renomado poeta Bráulio Bessa postou o vídeo em sua página “Poesia com rapadura”, chegando a 15 milhões de visualizações. 

_____Um vídeo gravado no Povoado Ermo, de Carnaúba do Dantas, foi apresentado no programa “Encontro” com Fátima Bernardes, da TV Globo, contribuindo muito para aumentar o número de visualizações da página “Beco Virtual”. Os dois eventos realizados na cidade tiveram como coordenador o poeta Cacá de Cirilo. 

_____Segundo o Coordenador, apesar das dificuldades, o grupo também participou de eventos beneficentes, numa mostra de que a solidariedade não é algo que se carrega no bolso, mas que transborda do coração, sendo essa uma característica muito comum ao povo nordestino. 

_____Hoje já existem mais crianças declamando em outras localidades do estado, inspiradas pelo “Projeto Poetas Mirins”, fazendo com que a semente lançada em Carnaúba do Dantas vá aos poucos amadurecendo e dando frutos onde houver disposição e sensibilidade. 

_____Agradecemos ao poeta Cacá Cirilo pelas as informações e queremos parabenizar todas as pessoas envolvidas com o "Projeto Poetas Mirins". Desejamos muito sucesso!!! 



Graduado em Licenciatura em Filosofia, escreve poesias, contos e crônicas, com premiações em concursos nacionais e internacionais, tendo textos de gêneros diferentes publicados no exterior. Suas crônicas foram publicadas no Jornal de Piracicaba em 2001, 2002 e 2005. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Mar adentro, mundo afora” (poesias) e “Paredes e tons” (contos), para lançamento em breve (aguardando patrocínio / parceria).
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                 

Comentários

  1. Quero agradecer ao amigo Paulo César pela excelente matéria, bem como pela divulgação do nosso projeto. Quero fazer apenas uma retificação que a seguinte: os pais voluntários dos poetas mirins do RN são de várias regiões do nosso Estado. De Carnaúba dos Dantas temos dois pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos por prestar mais essa informação. A correção foi feita.

      Excluir
  2. Vídeo que emociona! Belo projeto!! 🥰🌺👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela gentileza de registrar seu comentário. Tenha uma excelente tarde!

      Excluir
  3. Lindo pela pureza e pela a ALEGRIA! Abraço desde este lado do Atlântico, Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido pelas suas palavras sobre o vídeo e a publicação. Tenha uma excelente tarde!

      Excluir

Postar um comentário