'Depois daqueles dias', a minha gratidão

“Com a leitura de cada poema, aumentava em mim a responsabilidade de escrever algo que estivesse à altura da qualidade daquilo que meus olhos iam degustando.” 

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica ) 


 

_____A vida é mesmo repleta de surpresas. Por mais que planejemos alguma coisa, ela sempre nos traz situações e acontecimentos inesperados, quer sejam eles de tristes desdobramentos, como também aqueles que nos enchem de alegria. Quanto aos primeiros, cabe-nos lidar com os revezes e procurar aprender eventuais lições; no segundo caso, inúmeros motivos para agradecer.

_____Já mencionei na crônica do mês passado (Bendita Poesia) o quanto sou grato à Poesia (com “P” maiúsculo, mesmo!) por todas as bênçãos que ela me trouxe. A leitura de grandes autores me levou por caminhos de encantamento, enquanto que a escrita me trouxe novas e construtivas amizades.

_____Dentre essas pessoas especiais que a vida me presenteou, a amiga Flaviane Borges, brasileira da cidade de Dom Cavati-MG, que mora em Lisboa, Portugal, me convidou para escrever o texto “Sobre a autora”, nas páginas iniciais de seu primeiro livro de poesias intitulado “Depois daqueles dias” (Filos Editora, ano 2021). Foi a primeira vez que recebi um pedido dessa natureza, algo que me fez sentir muito honrado, mesmo!

_____Alguém que vive do outro lado do Atlântico e que se lembrou de me escolher, algo que somente a magia da poesia é capaz de fazer aproximar. Não posso negar que me bateu certa insegurança no começo. Afinal, como traduzir em palavras a minha admiração por alguém que reconhecidamente possui grande talento literário?

_____Então, a amiga gentilmente me enviou o conteúdo do livro para facilitar a minha tarefa. Com a leitura de cada poema, aumentava em mim a responsabilidade de escrever algo que estivesse à altura da qualidade daquilo que meus olhos iam degustando.

_____Tive um pouco de dificuldade para fazer um texto curto, sucinto. Foi necessário me alongar nas palavras para tentar expressar de alguma maneira aquilo que os belos poemas despertaram em mim, sob a forma de apresentação da escritora e da sua obra. Espero ter atingido o objetivo. Isso tornou-se algo tão significativo para mim, que faço questão de mencionar no meu Currículo Literário.

_____Quando recebi o livro, devidamente autografado e com uma lindíssima dedicatória, tive a grata surpresa em ver meu texto ali publicado, tendo por companhia poesias de grande quilate e sensibilidade. Deixo aqui registrada a minha imensa gratidão à Flaviane Borges pelo convite e me permitir fazer parte discretamente de algo tão pessoal e especial para ela.

_____Para quem gosta de belas poesias, fica a minha recomendação desse livro, adquirido por leitores de 4 países, em que a escritora transita de várias maneiras por um universo que vai se descortinando, convidando o leitor a visitar lugares ali descritos e refletir sobre acontecimentos e sentimentos.

_____Hoje em dia, deixo-o estrategicamente colocado num lugar de fácil acesso para que possa abri-lo com frequência, agora não mais na página “Sobre a autora”. Afinal, para saber mais a respeito de um(a) escritor(a), nada como ler seu livro e caminhar com o olhar por entre as palavras. E o folhear de páginas é um bater de asas, a fim de sobrevoar um mundo fascinante que nos afaga a alma.

PARA ADQUIRIR O LIVRO, ACESSE: 



Graduado em Licenciatura em Filosofia, escreve poesias, contos e crônicas, com premiações em concursos nacionais e internacionais, tendo textos de gêneros diferentes publicados no exterior. Suas crônicas foram publicadas no Jornal de Piracicaba em 2001, 2002 e 2005. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Mar adentro, mundo afora” (poesias) e “Paredes e tons” (contos), para lançamento em breve (aguardando patrocínio / parceria).
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                      

Comentários