Convivendo com 'especialistas'

“Todos os amigos ali sentados ao seu lado, para fazer você esquecer do estresse da rotina dos dias, dizem saber sempre tudo o que é melhor para você!” 

REVISTA VICEJAR – ARTIGOS E OPINIÕES 



_____Acredito que muitos de nós esperam ansiosamente pela chegada do fim de semana e, entre outras coisas, sair com os amigos para comer algo, acompanhado de uma bebida para ‘molhar as palavras’ e relaxar um pouco com conversas descontraídas... Relaxar?... Será???

_____Tudo começa com o pedido de uma simples cerveja. É só você mencionar a marca de sua preferência, que sempre aparece algum expert em bebidas para dizer que uma outra é ‘mais gostosa’. Ou então, se for pedir um tipo de vinho, ‘vai melhor’ se for acompanhar determinada comida. Também, que não deveria tomar nada que tivesse certo teor alcoólico.

_____Depois vem o impasse por aquilo que se tem a intenção de comer. Não é bom pedir nenhuma fritura ou coisa muito calórica, nem aquilo que tem muita massa e menos ainda aquela outra porção, que ‘é só gordura’! Essas polêmicas dizem ser calcadas em ‘leituras saudáveis’ ou orientação médica. Mas eu não saí de casa para ir a um consultório, não é mesmo?!

_____Se você, por acaso, alegar que pode comer de tudo, uma vez ou outra, porque durante a semana vai fazer exercícios, aí é que a coisa piora! Se sua atividade física é de manhã, dirão que o melhor seria no final da tarde. Se você está acostumado correr, deveria somente caminhar.

_____Se gosta de andar de bicicleta, é melhor tomar cuidado com o trânsito. Se frequenta uma academia, deve escolher com atenção os aparelhos que for utilizar. Se aquilo que fizer durar em torno de meia hora, não adianta. Se demorar uma hora ou mais, aí ‘é loucura’. Se... se...

_____Todos os amigos ali sentados ao seu lado, para fazer você esquecer do estresse da rotina dos dias, sabem sempre tudo o que é melhor para VOCÊ! Entretanto, se observar com atenção, é provável que talvez a maioria esteja um pouco acima do peso. Ou, ainda, depois de algum tempo de conversa, ficará sabendo que alguns tomam esse ou aquele remédio, seja pra isso ou aquilo... E por conta de questões relacionadas à saúde DELES!

_____Por falar em medicamento, se você disser que faz uso de complemento alimentar ou toma pílulas para regime, dirão que não adianta. Perguntarão se você leva muito a sério o tal regime e, em caso positivo, alertarão para ter cuidado com o rigor. Em caso de fazer uso de homeopatia, ouvirá que isso é ‘bobagem’.

_____De um modo geral, curiosamente todos saberão ‘com autoridade’ e, principalmente, ‘conhecimento de causa’ sobre o que é ideal para você comer e beber, mesmo não sabendo sequer o que é bom para cada um deles.

_____Em se tratando de saúde, cheguei à conclusão de que só devo levar mesmo a sério aquilo que for dito pelo meu médico, depois de embasado em criteriosos exames. E somente assim se, eventualmente, ele me receitar algo pertinente ao meu caso específico. Então, a partir daí estarei disposto a pensar em fazer o que for necessário.

_____Se a orientação do doutor for, por exemplo, para que eu não possa mais ter esse luxo de ‘liberar a boca’ nem ao menos no fim de semana com amigos, para ‘relaxar’... Bem, aí, não tem jeito mesmo. Muito a contragosto, eu me verei forçado a finalmente mudar...

_____... Mudar de médico!!!



Graduado em Licenciatura em Filosofia, escreve poesias, contos e crônicas, com premiações em concursos nacionais e internacionais, tendo textos de gêneros diferentes publicados no exterior. Suas crônicas foram publicadas no Jornal de Piracicaba em 2001, 2002 e 2005. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Mar adentro, mundo afora” (poesias) e “Paredes e tons” (contos), para lançamento em breve (aguardando patrocínio / parceria).
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                      

Comentários