A vida voltando ao normal (pós-quarentena)

“A estrada é longa e cheia de surpresas! O final é imprevisível e o tempo flui...”

REVISTA VICEJAR – ARTIGOS E OPINIÕES


Mas o que é normal? Aquela correria desenfreada onde vinte e quatro horas se tornam pouco? Dormir pensando no amanhã? Fazer planos para o próximo ano? Você sabia que tivemos eclipses solar e lunar? Há quanto tempo não vê o pôr do sol?

Dizem que nada acontece por acaso. E não foi por acaso que a vida desacelerou. Paramos para poder observar o mundo à nossa volta, a vida, respirarmos fundo e percebermos que existe muito mais do que apenas olhar para frente. Olhar para frente até onde os olhos alcançam e não ver nada.

A estrada é longa e cheia de surpresas! O final é imprevisível e o tempo flui. Tentar enxergar ao longe e agarrar o tempo é desperdiçar a vida.

"Tempo é dinheiro", será mesmo? E o que você faz com esse tempo/dinheiro? Sim, precisamos dele para viver, para comprar itens de necessidade e outros nem tanto assim, para nos alimentarmos, para viajar, passear... De repente a vida ficou parecendo um jogo, onde o que vale realmente é a corrida para ter mais e mais fotos para divulgação em redes sociais. Como se houvesse uma disputa pela felicidade, medida por fotos cheias de sorrisos, que mais parecem máscaras.

Vamos com calma, temos a vida toda! Temos tempo de sobra. Faça tudo isso e muito mais com qualidade! Quantidade não é sinônimo de qualidade. Eu mesma, estou escrevendo esse texto e pensando em cada palavra colocada, encaixada direitinho com conteúdo e essência.

Você pode estar pensando "ok, já sei disso tudo. Mas o trabalho, a sociedade, a família, todos cobram". Sim, vamos todos continuar sendo cobrados e correndo atrás de algo sem nunca enxergar o fim da estrada. Mas nunca esqueça de olhar à sua volta. Pare no meio da rua e olhe para o céu, observe a flor no jardim, os pássaros cantando pela manhã... Tudo o que colore o mundo e a alma, tornando a existência mais leve. Muito difícil para você? É uma questão de hábito. Assim como nos habituamos a olhar as redes sociais várias vezes ao dia.

A vida é curta e linda demais para não saborear cada momento! Aplauda o pôr do sol, observe os pássaros, dê "bom dia" às flores do jardim, afague os animais e respire fundo! A leveza da alma é que transforma e rege um mundo melhor. Aí sim estaremos voltando ao normal.

Achou poético demais? Sim, sou poeta! A vida é uma dança e o tempo, o palco! Então, faça sua melhor apresentação!








 TEXTO: Valéria Rezende 
Valéria Rezende é carioca, doceira e poeta. Casada e mãe de um casal de filhos, a autora da Zona Norte do Rio de Janeiro lançou, em 2019, a antologia poética NEM TUDO O QUE VOA É PÁSSARO. E continua sua jornada literária em O CAMINHANTE NA POESIA DO TEMPO, lançado esse ano, onde reúne contos e poesias.
_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

Comentários

Postar um comentário