Amigo

“Contigo compreendi as pessoas e seus dramas, testemunhei encontros e desencontros amorosos, inventei paisagens.”

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica )


Eu te conheci numa tarde ensolarada de poucas nuvens no céu. Não havia muito o que fazer ou pensar. A vida me rodeava em pensamentos soltos e desconexos.

Sem pretensão alguma, você me olhou, perfilado entre tantos outros. Meus curtos dedos passearam entre as lombadas empoeiradas, até retirar você para ser possuído em meus braços. Senti você como quem sente o amor pela primeira vez. E desde então, eu já não pude te deixar.

Em meio à razão e emoção, tu impregnavas em mim, enquanto meus olhos gozavam de cada palavra lida e refletida em minhas retinas. Tu me abriste o mundo. Viajei além da janela aberta da sala. Com você estive no Rio de Janeiro, em Paris, na Amazônia e nas civilizações mais longínquas. Tudo isso me aconteceu, porque tu sempre foste solidário. De mãos dadas uns com os outros fortalecemos nossos laços. Por tua causa, conheci outros amigos, com vocabulários requintados, histórias fascinantes e alegres, mas também tristes.

Não pretendo ser redundante, mas eu amo você, gosto de ler tudo aquilo que proporcionas a mim. Contigo compreendi as pessoas e seus dramas, testemunhei encontros e desencontros amorosos, inventei paisagens.

Sim, devo dizer a verdade, aprendi contigo a viver a dor e a solidão e te confesso, que todo esse peso, posso e devo compartilhar com você. Mesmo que muitos menosprezem a tua importância. Mesmo a não entender, como podem te ver como inimigo, quando a tua missão é iluminar nossos passos.

Eu nunca vou te abandonar, haverá sempre um tempo e um espaço para ti. Pode ser no vagão de um trem, numa viagem de avião, na espera de um dia chuvoso, ou na ausência de existir.

Viverei a levar comigo, as tuas frases, os planetas imaginários e os mestres que transformam a palavra bruta em diamantes. Estou aqui, para abrir e folhear tuas sublimes páginas, meu amigo, livro!



 TEXTO: Mayanna Velame 
INSTAGRAM: @portugues_amoroso 
Mayanna Velame nasceu em Manaus, em 1983. É graduada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas. É autora do livro "Português Amoroso" (Editora Madrepérola/Maio de 2020). Escreve periodicamente contos, crônicas e poesias para os sites: "Revista Vicejar", "Revista Conexão Literatura", "Texto Garagem" e "Corvo Literário".
_______________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

Comentários