51 anos

“Para mim, maturidade é um processo e não um estado físico ou um amontoado de calendários.”

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica )

 

 

_____É engraçado estar em uma idade que pode ser medida por séculos. Parece mais algo relativo à História. Mas, sim, já ultrapassei a marca de meio século. E posso garantir que trago comigo muitas histórias, mas não tomarei esse espaço para contá-las. 

_____Talvez me perguntem se isso é bom ou ruim e posso afirmar que estou um pouco perplexo com a passagem do tempo. Mas, como sou do tipo que gosta de flertar com o desconhecido, estou achando interessante. 

_____ “Ah, não acredito que você não tem medo de envelhecer ou se sinta às vezes depressivo por esse motivo”. Sim, a passagem do tempo me assusta um pouco, mas tento usar esse receio como um combustível para minhas realizações e não como um muro que estanque meu caminhar. Quanto à depressão, se ela for genética, ou não trago comigo esse gene ou consegui transformá-lo em impulso de resignação. 

_____Também é possível que me perguntem se estou feliz com a vida que tenho hoje. Penso que felicidade é um estado passageiro, por isso, prefiro dizer que sou mais favorável à plenitude do que à felicidade. Estar pleno na dor e no problema para ter condições de estar igualmente pleno na alegria e no prazer. Sim, tive algumas experiências dolorosas e senti algumas vezes arrependimento por algumas de minhas ações ou omissões, mas também já senti a eternidade refletida dentro de mim pela satisfação de ter feito a coisa certa. 

_____Se alguém me perguntar qual é o saldo de minhas experiências, terei que me recusar a responder. Não quero cair na armadilha de julgar se o saldo é positivo ou negativo, pois acho que as experiências, boas ou ruins, sempre se somam. Como disse certa vez um amigo/irmão meu: “todas as experiências que passamos são boas, embora nem todas sejam agradáveis”. Não sou do tipo que fica lamentando as perdas e os fracassos por mais tempo do que o necessário para que se tornem apenas uma lembrança, ficando por conta do esquecimento ou da saudade a responsabilidade de cuidar dela a partir daí. 

_____Será que tenho as mesmas aspirações que tinha na juventude? Certamente, as aspirações mudaram um pouco, mas o ímpeto em conquistá-las ainda é o mesmo. Ainda trago em meu âmago muitos sonhos, embora os de hoje sejam menos ambiciosos pelo peso das realidades vividas, mas estão igualmente latentes, esperando pela oportunidade de, em algum momento, talvez, realizá-los.

_____ “Com 51 anos você já tem a cabeça feita, então”. Não tenho tanta certeza disso. Estou numa fase de minha vida em que as dúvidas são bem mais persistentes do que as certezas. E isso não me incomoda; ao contrário, sinto-me muito mais estimulado por elas. Sou do tipo que prefere a caminhada ao ponto de chegada. Penso que as certezas pertencem à juventude, logo depois daquela fase de imensas dúvidas. E, como tudo é cíclico, prefiro seguir o movimento e retornar ao universo das dúvidas, agora. Para mim, maturidade é um processo e não um estado físico ou um amontoado de calendários. 

_____Enfim, se século é medida para História, espero conseguir completar mais uma dessas metades de minha trajetória por esta vida com saúde, serenidade, consciência e discernimento. 

_____É muito? Não sei. Prefiro deixar para o tempo responder.



FACEBOOK: Projeto Prisma - Desenvolvimento da Consciência Humana
Alex Francisco Paschoalini é graduado em Ciências Contábeis, licenciado em Filosofia e pós-graduado em Educação. Professor na área de Gestão no Centro Universitário SENAC Águas de São Pedro-SP e nos cursos técnicos da ETEC Gustavo Teixeira, em São Pedro-SP, e como professor de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, na mesma ETEC. Escreve poesias, contos e crônicas e tem formação em Terapias Holísticas, em especial na técnica de Respiração Holotrópica e Renascimento. Seus textos “Crises necessárias” e “A guerra de cada um” foram publicados no Jornal de Piracicaba em 2013. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Caminho das flores”, “Sociedade dos sete caminhos” e “Diário de um coveiro”, romances para lançamento em breve (aguardando patrocínio)..
_______________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

Comentários