Os anjinhos

“Enquanto o ar se esfumaçava com os fogos, eu marchava atrás da filarmônica, crente que não perdia o ritmo...”

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica )



_____Quando entrava maio, anjinhos vestidos de branco, rosa, amarelo ocupavam as ruas, em procissão. Eu gostava de acompanhar o cortejo quando a banda tocava. Empertigado com minha flauta vermelha, me sentia membro da filarmônica.

_____Antes da procissão partir rumo à igreja, as mães organizavam os anjinhos na porta da casa da coroadeira, e decidiam quem levaria a palma, os pratinhos de papel com pétalas de rosas, os ramalhetes, o andor com a imagem de Nossa Senhora... Os músicos aguardavam, alguns encostados em muros e cercas, atentos aos comandos do maestro. O moço alto repassava a melodia com o trompete; sob a pálida lâmpada da Força e Luz, o jovem de espinhas folheava partituras; no outro lado da rua, parte do grupo ria do companheiro que chegara afoito trazendo o bombardino, desculpando-se pelo atraso.

_____Os primeiros fogos riscavam o céu. A batuta, solene, se erguia: um, dois, três... os acordes, então, davam o tom à marcha angelical. Lá na frente, fogos de bengala iluminavam a rua e o rosto da coroadeira que, radiante, puxava o cortejo. Em fila, anjinhos de vários tamanhos seguiam-na – alguns com as asinhas tortas, outros sem elas; lá no meio, uma se incomodava com a coroinha e, outra vez, a gordinha puxava o vestido branco como se pretendesse livrar-se de um fardo... Entre as crianças e a banda, atento ao ritmo dos dobrados e das marchas, o maestro Altamir da Rocha. Lá no final da procissão, atrás do homem da tuba e do moço que, a cada batida, elevava os pratos como se quisesse sapecar as estrelas, eu tocava minha flauta.

_____Eu não entendia nada de notas e claves, tempos e compassos, mas ficava atento ao bailado da batuta. Extasiado, achava tudo mágico: os dobrados, os instrumentistas e seus trajes, as partituras pregadas nas suas costas como roupa em varal, e o maestro, com seus óculos grossos, sempre à cata de deslizes e desafinações. Muito sério, olhava a clarinetista, voltava-se para o saxofonista, espiava o homem do trombone. Observando-o, aprendi que os olhos podem dizer mais que as palavras.

_____Defronte à escadaria da São Sebastião, ao som de Saudades da minha terra, fogos coloridos competiam com as estrelas. “Fogos são perigosos” alertara-me o pai; mas naquele momento tudo era tão lindo que eu esquecia as histórias trágicas de gente que perdera dedos e mão... Os anjinhos, então, entravam na matriz. Um a um encarapitavam no altar ornado com flores. A banda se posicionava na entrada principal, esperando para executar a derradeira música. A coroadeira cantava o esperado “Mãezinha do céu eu não sei rezar”. Depois que Nossa Senhora recebia a coroa, as pétalas saltavam dos pratinhos para tingir de tons variados o altar e os ladrilhos da igreja.

_____Em debandada, os anjinhos corriam ao salão paroquial em busca das sacolinhas. Cajuzinho, chiclete, cocada, maria-mole, suspiro, pirulito, caramelo, jujuba, bala, doces de goiaba, de abóbora, de leite... tantas delicias eram apenas para os anjinhos, mas quase sempre guardavam uma sacolinha para mim, o menino da flauta.

_____Até hoje, quando ouço uma banda executar o Dois Corações, meu pensamento voa ligeiro àquelas noites. Noites em que o sereno preocupava minha mãe, sempre a insistir que eu vestisse o agasalho. Todavia, eu não dava bola para o frio: queria apenas seguir a banda e tocar do meu jeitinho o Baptista de Mello. Enquanto o ar se esfumaçava com os fogos, eu marchava atrás da filarmônica, crente que não perdia o ritmo, que ganharia uma sacolinha no fim do festejo.

_____O maestro dizia: quando você crescer mais um pouco, vai ter aulas comigo, lá na Scipião Rocha. Apesar dos seus constantes convites, não estudei. Bubiça de menino: única explicação que tenho hoje para minhas sucessivas recusas em frequentar suas aulas. Menino é assim mesmo: bicho teimoso, só faz o que dá na veneta.

_____Não sei se estão coroando Nossa Senhora neste ano. Os tempos são outros... quando findar toda essa loucura, vou sair correndo à rua para ver a banda. Ao ouvir o Dobrado 220, tenho certeza, vou me lembrar da flauta vermelha e da banda do Maestro Altamir. 


Mineiro da cidade de São Geraldo, graduado em Direito e História, Servidor Público, escritos de contos, poemas e crônicas. Publicou "Confissões", livro de contos, pela Editora Porto de Lenha, em 2020. Divulga seus escritos na página "Algumas Reminiscências Poéticas", no Facebook e em seu perfil do Instagram. Publica também os poemas no site "Recanto da Letras" e crônicas no "medium.com" e em seu blog pessoal "Raphael Cerqueira Silva - Escritor".
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.
                                              

Comentários