Gata Borralheira vs Princesa

“Por vezes a princesa vai à loja da Gata Borralheira, os clientes olham e não a reconhecem. Curioso, penso eu, tal e qual o 'efeito Super-homem' basta por uns óculos e deixam de o reconhecer. E eu, basta tirar o avental e soltar o cabelo.” 

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica ) 



_____Abro o roupeiro e escolho sem muito cuidado o que vestir, porque na verdade qualquer coisa serve. Olho ao espelho, rosto pálido, olhar cansado. Suspiro... mais uma noite mal dormida.

_____Penso em pôr um pouco de maquilhagem nos olhos, dar cor aos lábios, talvez me desse outra graça. Abandono a ideia, pouco importa, ninguém reparará.

_____Chego à loja, e coloco o avental em volta do corpo, a minha vestimenta já de si banal torna-se agora invisível. Entranço os longos cabelos, tal como quando era menina. E estou pronta para mais um dia.

_____Mais um, entre panelas. Massas, tartes, bolos e doçarias. E gosto do que faço, de criar e despertar emoções através do palato. De inventar, de procurar novas receitas, rebuscar antigas, nas gavetas das tias ou avós.

_____Religiosamente, coloco os auscultadores nos ouvidos, e deixo que a magia aconteça. Por vezes perguntam-me: – Que música estás a ouvir?

_____Sorrio... porque raramente estou a ouvir música, mas não o sabem. E me canta Pessoa, Espanca, Neruda, Sophia, Quintana, Coralina e tantos outros, dos quais vou ouvindo as palavras escritas, declamadas em outra voz. Não sabem... dos livros que absorvo, ouvindo em áudio livros, ou de curiosidades que tenho sobre isto ou aquilo, e vou descobrindo assim, tento ganhar tempo do tempo...

_____E enquanto entrego meu corpo à vida, em minha mente e espírito, vou recebendo.

_____Embora a minha personagem preferida das princesas da Disney, seja a Bela, da Bela e o Monstro (sempre achei ser pelo seu amor aos livros, mas no fundo sei que é mesmo pela maravilhosa história de amor incondicional, não fosse eu uma romântica incurável) na verdade, se me comparasse a alguma dessas princesas, seria a Gata Borralheira, mais conhecida como Cinderela.

_____Aqui na loja, a maioria me conhece assim, como “a menina dos doces”, sempre de trança e avental enfarinhado, de roda do forno e do fogão.

_____Mas também isto não sabem... que esta minha paixão pelas palavras, leva-me muitas vezes para um reino encantado, onde sou livre de escrever e publicar o que sinto, e o declamar  a quem me quiser ouvir. E que minhas palavras se espalham por aí, no livro que escrevi, noutros que participei e atravessam fronteiras.

_____Neste reino, sinto-me uma princesa. Aqui, abro o roupeiro e escolho com primor, um dos meus lindos vestidos. Olho-me ao espelho, deixando que a alegria desvanecer o olhar cansado, ponho um pouco de batom, alongo as pestanas com rímel, escovo delicadamente os cabelos loiros e deixo-os finalmente soltos, livres e rebeldes. Olho-me e sorrio, como se reencontrasse uma amiga querida após uma longa ausência.

_____E vou por aí, de braços abertos, desfrutando desta magia, neste meu outro mundo, o meu reino encantado, e nele, apenas assim me conhecem.

_____Por vezes a Princesa vai à loja da Gata Borralheira, e os clientes olham e não a reconhecem. Curioso, penso eu, tal e qual o “efeito Super-homem”, basta pôr uns óculos e deixam de o reconhecer, e eu, basta tirar o avental e soltar o cabelo.

_____Mas como no conto, algumas horas depois, a magia acaba, e tudo volta ao que era. Novo dia, de volta ao avental. E nesses momentos, olho para as fotos que me tiraram em qualquer evento, e penso: “gostava tanto de ser assim...”, como se a rapariga da foto nem fosse eu. Mas sou...

_____E assim vivo, entre dois mundos tão díspares entre si, mas que se complementam.

_____E por vezes me pergunto: “Afinal, quem sou eu? Uma Princesa escondida atrás de um avental, ou uma Gata Borralheira com sapatos de cristal?”




 


 

 TEXTO: Ana Acto 

FACEBOOK: http://www.facebook.com/anaacto 

Ana Acto, nasceu a 5 de abril de 1979 em Tomar, Portugal. Abriu em 2018 nas redes sociais uma página de autora com o seu nome onde partilha a sua escrita em poesia, prosa poética e reflexões. Escreve-nos sobre a vida, e sobre o amor em todas as suas vertentes, romantismo, perda, esperança e sensualidade. Participante ativa em saraus e tertúlias poéticas e coautora em mais de vinte obras coletivas. Lançou em 2020 o seu primeiro livro de poesia, intitulado “NUA”. Para além do gosto pelas letras, tem diversas formações em terapias holísticas e alternativas. 

_______________________________________________________________

A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                 

Comentários