Cuidado: os gatos vão conquistar o mundo!

“De personalidade forte, os gatos fazem de seus tutores, verdadeiros servos: pedem comida ao seu estilo, alguns miam chorosos, outros, são mais contidos." 

REVISTA VICEJAR – LITERATURA ( Crônica ) 

.Text written in Portuguese - Select a language in TRANSLATE >.


_____Os gatos vão conquistar o mundo, leitor! É assim que inicio essa crônica e antes de prossegui-la, preciso pedir perdão aos meus dois doguinhos: Baleia e Tinho. No entanto, eu admito com todas as letras do alfabeto: dos felinos, já não podemos duvidar!

_____Gatos são astutos, manipuladores, elegantes e discretos. Sapientes, não podem ver uma estante amarrotada de livros, que logo, se apoderam do lugar, como território exclusivo da soberania gatilícia. Sedentos por limpeza, amam tomar banho, a língua áspera, penteia os pelos, ora longos, ora curtos. Há gatos de todos os tipos, cores e tamanhos no mundo. Temos os alaranjados, rajadinhos, tricolores, bicolores, vaquinhas, pretinhos, entre outros.

_____Ao longo da minha vida, já tive tantos, que até hoje me recordo do jeito de cada um. De personalidade forte, os gatos fazem de seus tutores, verdadeiros servos: pedem comida ao seu estilo, alguns miam chorosos, outros, são mais contidos. Mas o seu subordinado, precisa estar lá, para servi-lo com aquele sachê de atum. Pode atirar o primeiro pires com leite, quem não acha charmoso, ver um gatinho customizando um sofá...

_____Gatos são seletivos, leitor! Se estão fartos daquela refeição, pode trocar o sabor da ração, porque eles não irão comer e não há quem os obrigue para isso. Sim, leitor, gato só te procura quando quer. Chegou de viagem, tenha certeza, ele não irá rodopiar, te lamber e balançar o rabinho com toda a euforia existente. O máximo que ele fará, é abrir os olhinhos rasgados, levantar a cabeça e voltar a dormir.

_____Apesar de serem assim, admiro a beleza dos gatos. Minha siamesa, por exemplo, tem os olhos mais lindos, parecem duas petecas azuis cintilantes. Todo gato, tem um quê de poesia, cada passo dado por um felino, é como um balé: sutil e silencioso.

_____Do gato de rua ao gato de madame. Do gato vira-lata ao gato de raça. Como primos dos leões, os gatos estão em toda parte, são milhões espalhados no planeta, desfrutando da maciez de um sofá, de uma cama quentinha ou quem sabe, espreitando a lua, de cima de um muro.

_____Os felinos estão aí, sua dominação já é um caso sem volta. No Japão, há uma ilha só deles. Imagine desembarcar em Ozu e ser recebido por esses gatitos. Eu ficaria dias na companhia desses amiguinhos! No Brasil, em Petrópolis, foi inaugurado recentemente, um museu em homenagem a esses seres bigodudos. Eles merecem!

_____Para aqueles que não gostam desses peludinhos, sinto muito. Mas a conquista felina é um fato e nossos soberanos manifestam seu poder, até no mundo das artes. É só lembrar do Garfield, Gato-de-botas, Tom, Manda-Chuva, Frajola, Doraemon,Cheshire... É muito miau nessas sete vidas...

_____E se você, ainda acha pouco, minha siamesa acaba de entrar na biblioteca, só para me lembrar: “Ei, humano! Nós já vencemos o Oscar com Flow! Pode acrescentar isso na sua crônica, tá bom?”

_____É... gatos são assim, só não voam, porque a gravidade precisa deles...


 TEXTO: Mayanna Velame 
INSTAGRAM: @portugues_amoroso 
Mayanna Velame é escritora, poeta e professora nascida em Manaus. É autora dos livros: "Português Amoroso" (2020) e "Cactos e Tubarões" (2023). Foi finalista do Prêmio Selo Off Flip (2022), na categoria conto e vencedora do 6º FLIM (2023), promovido pela Academia Volta-redondense de Letras com o conto: "Professor Jeremias Bartolo". 
_______________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade. 
                                        

Comentários