Música: "Bocas"

“Bocas que transformam, com o seu cantar,

sentimento em sons, pensamento em voz.”

REVISTA VICEJAR – ARTE E CULTURA ( Música ) 



MÚSICA: "Bocas"
- Composição: Paulo, Alex e Zé Roberto Paschoalini
- Interpretação: Dênnis

Bocas em silêncio, depois de falar de amor;
bocas que se buscam, lábios que se tocam.
Bocas que acendem o fogo da paixão,
para incendiar corpo e coração.

Bocas de crianças reclamando do abandono;
bocas que insistem em clamar por Deus.
Bocas sempre abertas esperando o pão,
pois a fome dói como a solidão.

(REFRÃO)
Ah!... Os homens se esquecem
que as bocas existem pra sorrir, contar, falar...
E não pra se calar!
Ah!... Bocas que calam,
que nada falam, mas dizem tudo.

Bocas que se abrem num sorriso de alegria;
bocas que declamam versos poesias.
Bocas que transformam, com o seu cantar,
sentimento em sons, pensamento em voz.

Bocas que ordenam a matança de milhões;
bocas que se calam ante o mais forte.
Boca de um arma pode ser capaz
de calar a voz e ferir a paz.

(REFRÃO)

Ah!... Os homens se esquecem...

------------------------------------------------------ 

_____Antes do surgimento da escrita, e na falta de propagação de imagens, toda a sabedoria que desembocou nos dias atuais foi transmitida de forma verbal, ou “boca a boca”, de pessoa para pessoa.  

_____O cantor e compositor Belchior mencionou em sua música “Como nossos pais” o seguinte verso: “para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua, é que se fez o seu braço, seu lábio e a sua voz”. Desse modo, além de se expressar através da fala, a boca pode demonstrar sentimento através do beijo, por exemplo.  

_____E foi justamente esse trecho da composição o ponto de partida. Bocas que também se alimentam, sorriem e cantam, além de acompanhar a dor do choro pela fome, silenciar por vontade própria, ou calar-se por imposição. Daí veio à tona a poesia/música “Bocas”, composta em parceria com meus irmãos José Roberto e Alex, há mais de 20 anos, baseada numa época em que o mundo tinha conflitos inerentes àquele momento.  

_____O tema abordado na composição não era algo exclusivo daquela época, uma vez que, “desde que o mundo é mundo”, aquilo que menciona o conteúdo é algo recorrente. No entanto, ao tomarmos contato com as informações que temos acesso nos dias de hoje, infelizmente talvez essa letra seja mais atual ainda.  

_____Sempre se falou em amor, mas não de maneira tão superficial. Nunca se viu tanta fome, mas poucas vezes de forma tão cruel. A necessidade de se expressar sentimentos tem extrapolado o que se convencionou chamar de urgência. A violência e armamentos sofisticados jamais mataram tanto.  

_____Apesar de escrever quase sempre de forma livre, dessa vez na letra da música foi utilizada uma estrutura poética chamada de “anáfora”, que caracteriza-se pela repetição de uma ou mais palavras no início de duas ou mais frases sucessivas.  

_____A gravação foi feita em “home studio”, mas entendo que reúne condições para ser ouvida. Penso ser tipo de canção capaz de instigar a nossa reflexão sobre a necessidade de se ter vez e voz no mundo, justamente quando botões e gravatas deliberadamente nos sufocam, não apenas dificultando a respiração, mas, principalmente, para interferir na nossa “inspiração”. 

_____Que a ausência de tempo não nos impeça de ver com a devida clareza e com a dose de humanidade que tanto está em falta ultimamente!



Graduado em Licenciatura em Filosofia, escreve poesias, contos e crônicas, com premiações em concursos nacionais e internacionais, tendo textos de gêneros diferentes publicados no exterior. Suas crônicas foram publicadas no Jornal de Piracicaba em 2001, 2002 e 2005. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Mar adentro, mundo afora” (poesias) e “Paredes e tons” (contos), para lançamento em breve (aguardando patrocínio / parceria).
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                 

Comentários

  1. Linda música! E o texto mais ainda, nos conduz a grande reflexão... Parabéns!!👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela gentileza do seu comentário. Tenha uma ótima tarde!

      Excluir
  2. Música que transmite de forma explícita muito de nossa realidade, // Texto muito interessante e esclarecedor, leitura suave, bem sutil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido por comentar sobre a publicação. Grato pela gentileza das palavras. Tenha uma ótima tarde!

      Excluir

Postar um comentário