Música: "Fragmentos"

O tempo passa tão depressa quanto a paisagem,

que na janela vai ficando para trás.

REVISTA VICEJAR – ARTE E CULTURA ( Crônica e Música) 



MÚSICA: "Fragmentos" 
Composição: Paulo, Alex e Zé Roberto Paschoalini 
Interpretação: Zé Roberto 

Pessoas seguem suas trilhas
pelos trilhos da estação,
onde a mãe carrega nos braços
o futuro em forma de criança.

O estudante tem nos livros, 
em que leve à tiracolo,
a sabedoria impressa
nas rugas do velho, no outro extremo.

O tempo passa tão depressa quanto a paisagem,
que na janela vai ficando para trás.
Tantos sonhos são deixados em estações passadas,
feito bagagens esquecidas em algum lugar.

São pedaços da vida...

Pessoas seguem suas trilhas
preocupadas com o tempo,
contratando com a calma
do turista em férias da rotina.

O operário adormece 
encostado em seu cansaço,
sonhando encontrar na volta
a paz e o aconchego de um abraço.

Cada um tem seu destino,
que a realidade quase sempre insiste em querer mostrar.
Tantos sonhos são deixados em estações passadas,
feito bagagens esquecidas em algum lugar.

São pedaços da vida, de uma vida inteira;
fragmentos da vida, de uma vida inteira.
Fragmentos da vida...

----------------------------------------------- 

Cenas do cotidiano: 

_____O ano era 1994 e, devido a um compromisso, precisei ir para a cidade de São Paulo quatro vezes, durante o período de aproximadamente dois meses. Numa dessas oportunidades, eu peguei o metrô num horário de pouco movimento, quando tive o “luxo” de permanecer sentado durante o trajeto, o que me permitiu observar com mais atenção o “sobe e desce” de passageiros. 

_____Apesar de não saber sobre a realidade de cada um, era possível, no entanto, fazer uma leitura do semblante de alguns passageiros, podendo imaginar uma eventual rotina de acordo com alguns gestos e, principalmente, no que diziam seus os olhares. 

_____Dessa maneira, quando voltei para casa, rascunhei num pedaço de papel as características da leitura que fiz de cada um daqueles personagens da vida real, fazendo um exercício de imaginação acerca dos sonhos e dissabores contidos ali naquele vagão. A ideia era escrever um poema ou uma crônica, mas naquele momento não consegui desenvolver nem uma coisa, nem outra. 

_____Cerca de dois ou três anos depois, estávamos envolvidos com nossas composições e surgiu a ideia de fazermos uma música que falasse da rotina a que todos nós estamos submetidos. Imediatamente eu me lembrei do rascunho que havia feito sobre as cenas do metrô. Com a ajuda do Alex e baseada na melodia que ele e o Zé Roberto tinham criado, a letra foi escrita de acordo com a métrica e o andamento. 

_____Para dar mais personalidade, o Zé Roberto fez esse arranjo maravilhoso (todo ele), com destaque para as intervenções de guitarra na abertura da música e no solo, em especial, quando um toque crescente e frenético dá o tom da correria do cotidiano, numa alusão ao que acontece nas grandes metrópoles. Não bastasse isso, ele ainda colocou a sua voz marcante na bela interpretação. A gravação do áudio foi feita em home studio

_____Desse modo, “Fragmentos” não é uma música que poderia ser considerada comercial (que a gente ouve e sai cantando), mas que convida a refletir sobre uma realidade movida por interesses comerciais, em que tudo tem um preço e onde os valores estão cada vez mais escassos. 



Graduado em Licenciatura em Filosofia, escreve poesias, contos e crônicas, com premiações em concursos nacionais e internacionais, tendo textos de gêneros diferentes publicados no exterior. Suas crônicas foram publicadas no Jornal de Piracicaba em 2001, 2002 e 2005. É compositor, em parceria, de 20 músicas, de diversos estilos. É autor de “Mar adentro, mundo afora” (poesias) e “Paredes e tons” (contos), para lançamento em breve (aguardando patrocínio / parceria).
_______________________________________________________________
O articulista atua como Colaborador deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista do autor, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.

                                                 

Comentários