Carpe Diem

“O significado de carpe diem é um convite para que se aproveite o máximo possível cada momento da vida presente...” 

REVISTA VICEJAR – ARTIGOS E OPINIÕES 


 

_____Abra os olhos, espreguice, se olhe no espelho, sorria, saboreie o café, alimente o animalzinho, regue as plantas, vista a melhor roupa, caminhe devagar, levante a cabeça, olhe para o céu, observe os pássaros, cumprimente quem não conhece, escute com atenção, fale o necessário, ajude quem precisa, cumpra as tarefas com aceitação, seja leve, sinta o aroma da refeição, alimente o corpo, agradeça, alimente a alma, pague as contas, não reclame, compre o sapato que gostou, ouça boa música, marque um encontro, deixe o orgulho de lado, não perca as oportunidades, beije, abrace, ame, sinta, divirta-se, chore, desabafe, alivie-se, dirija com calma, vá sem pressa, volte sem pressa, respeite as leis, respeite a vida, jogue o lixo no lixo, reclame, mas não se irrite, não adoeça, respire, acalme-se, admire a lua e as estrelas, sinta a brisa, desfrute a paisagem da janela de sua casa, assista um filme, tome um banho relaxante, vá dormir e sonhe!

_____Carpe diem é uma expressão em latim que significa “aproveite o dia”. O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero”. Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

_____O significado de carpe diem é um convite para que se aproveite o máximo possível cada momento da vida presente, sem a preocupação do futuro, gerando assim uma imensa satisfação e realização.

_____Recomendo assistirem o maravilhoso filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, de 1989, com o ator Robin Williams.

_____A mensagem carpe diem é transmitida em determinado momento do filme aos jovens estudantes, rodeados de expectativas dos familiares, para lhes lembrar que a vida é breve e pode ser doce sim!

_____Para isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária e consciente de sua verdadeira essência.

_____Carpe diem!!!


 TEXTO: Valéria Rezende 
Valéria Rezende é carioca, doceira e poeta. Casada e mãe de um casal de filhos, a autora da Zona Norte do Rio de Janeiro lançou, em 2019, a antologia poética NEM TUDO O QUE VOA É PÁSSARO. E continua sua jornada literária em O CAMINHANTE NA POESIA DO TEMPO, lançado esse ano, onde reúne contos e poesias.
_______________________________________________________________
A articulista atua como Colaboradora deste Blog e o texto acima expressa somente o ponto de vista da autora, sendo o conteúdo de sua total responsabilidade.
                                                 

Comentários